quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Um padrinho de primeira

Zéca Paulicéia

Quero dedicar esta coluna ao meu padrinho de samba, Arlindo Cruz.
Aos sete anos, o menino ganhou o primeiro cavaquinho. Empolgado com o instrumento, esperava ansioso o pai chegar do trabalho para aprender a tocar. Aos 12 já tirava muitas músicas de ouvido, e, como seu irmão, Acyr Marques, aprendia violão. Entrou para a escola Flor do Méier, onde estudou teoria, solfejo e violão clássico. E já nessa época, começou a trabalhar profissionalmente como músico, fazendo rodas de samba com vários artistas, inclusive Candeia, que ele considera seu padrinho musical. Com Candeia, gravou um compacto simples, pela gravadora Odeon, e um LP chamado Roda de Samba. Em ambos tocou cavaquinho.
Ao completar 15 anos foi estudar em Barbacena, na escola preparatória de Cadetes do Ar. Cantava no coral da escola. Começava, então, a nascer o compositor Arlindo Cruz, que ganhou festivais em Barbacena e Poços de Caldas. Quando deixou a Aeronáutica, passou a freqüentar a roda de samba do Cacique de Ramos, que já revelava novos talentos. Ia todas as quartas-feiras, curtir e aprender ao lado de Jorge Aragão, Beth Carvalho, Beto Sem Braço, Ubirani e Almir Guineto. Outros jovens seguiam o mesmo caminho, entre eles, Zeca Pagodinho e Sombrinha que viria ser seu parceiro.
Com a saída de Jorge Aragão do Fundo de Quintal, Arlindo Cruz foi convidado a participar do Grupo. Foram, então, 12 anos de dedicação e sucesso. Neste período, gravou com quase todos artistas do Pagode e deu as músicas mais lindas ao FDQ. Arlindo tem mais de 550 músicas gravadas por diversos artistas e é considerado o responsável pela proliferação do banjo no Samba. Arlindo Cruz saiu do Fundo de Quintal em 1993 e começou carreira solo. Depois, fez parceria com Sombrinha. Que Deus continue lhe dando muita saúde e sucesso. De seu afilhado Ricardo (Zéca Paulicéia).
Zéca Paulicéia
Compositor e assessor do Vereador Claudio Fonseca
zecapauliceiasp@ig.com.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comments: