terça-feira, 26 de outubro de 2010

Samba: parceiro do emprego e renda

Zéca Paulicéia
Mesmo sazonal, hoje o Carnaval tem oportunidades de trabalho todo o ano. Segundo o presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira, as escolas empregam, direta e indiretamente, 300 pessoas cada uma. Entre estes há desde profissionais com ensino superior, como pesquisadores, decoradores, até ferreiros e marceneiros, parte dos artistas por trás do espetáculo.
 Alguns são registrados, contratados por CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), outros são por meio de empresa e emitem nota fiscal”, explica Paulo Sérgio. Independente da forma de contratação, o que não falta, segundo o presidente da entidade, é trabalho durante todo o ano. No início as escolas precisam mais de pessoas para trabalhar no apoio ao carnavalesco, na parte de desenvolvimento do enredo do próximo Carnaval, mas também há demanda por gente que faça os primeiros reparos nas alegorias que desfilaram este ano.
Paulo Sergio lembra também dos empregos indiretos que as escolas de samba geram com os ensaios e atividades culturais durante o ano. “As escolas precisam de gente para trabalhar na segurança, colaboradores de limpeza nos eventos e estruturas físicas e digitais. Apesar de ser, na maioria das vezes, terceirizados, pode-se incluir na geração de renda das agremiações”, afirma.
Para diminuir a dependência de mão de obra carioca, as escolas de samba de São Paulo ganharão este ano o reforço de um centro de cursos voltados para a formação de profissionais para trabalhar no Carnaval.
A gente acredita que a demanda em São Paulo é maior que isso. Então consideramos seriamente a possibilidade de crescer o número de vagas.
Comentários de Rômulo Tesi, Jornalista da Band.
O Vereador Prof. Cláudio Fonseca  criou um projeto de lei 600/2009 que, contribui na geração de emprego e renda. Confira na íntegra no site www.vereadorclaudiofonseca.com.br
Zeca Paulicéia / Compositor
Assessor do Ver. Cláudio Fonseca
zecapauliceiasp@ig.com.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário