quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

HOSPITAL DAS CLINICAS - SÃO PAULO

Informações Úteis Conhecendo o Hospital das Clínicas
O Hospital das Clínicas possui quatro Prontos-Socorros com atendimento 24 horas: Instituto Central,Instituto do Coração, Instituto de Ortopedia e Traumatologia e Instituto da Criança.
IMPORTANTE
Em nossos Prontos-Socorros estamos preparados para atender casos graves e de emergência.


Informações Úteis Como marcar consultas no Hospital das Clínicas da FMUSP?
Atualmente cada instituto tem seu próprio sistema de agendamento de consultas.
Para marcar a consulta de triagem você deve ter em mãos:
• Documentos de identificação do paciente (RG e CPF).
• Guia de encaminhamento (fornecida pelos postos de saúde, unidades básica de saúde e/ou hospitais da rede SUS) especificando a especialidade de destino.
INSTITUTO CENTRAL - ICHC
O agendamento de consultas no Instituto Central não será marcado diretamente no Hospital.
Serão atendidos no Instituto Central os pacientes com problemas graves, de alta complexidade, que necessitam de tratamento especializado. Estes casos serão encaminhados e agendados através dos Ambulatórios de Especialidades das Secretarias de Saúde Municipal e do Estado de São Paulo.

Informações Úteis Direitos e Deveres do Paciente
Ter acesso ao conjunto de ações e serviços necessários para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde.
Ter acesso ao atendimento ambulatorial em tempo razoável para não prejudicar a saúde.
Ser atendido, com atenção e respeito, de forma personalizada e com continuidade, em local e ambiente digno, limpo, seguro e adequado para o atendimento.
Identificar as pessoas responsáveis direta ou indiretamente por sua assistência, por meio de crachás visíveis, legíveis e que contenham o nome completo, a profissão, cargo do profissional e o nome da instituição.
Receber informações claras, objetivas, completas e compreensíveis sobre seu estado de saúde, hipóteses diagnosticas, exames solicitados e realizados, tratamentos ou procedimentos propostos, inclusive seus benefícios e riscos, duração e alternativas de solução. Devem ser detalhados os possíveis efeitos colaterais de medicamentos, exames e tratamentos a que será submetido. Suas dúvidas devem ser prontamente esclarecidas.
Ter anotado no prontuário, em qualquer circunstância, todas as informações relevantes sobre sua saúde, de forma legível, clara e precisa, incluindo medicações com horários e dosagens utilizadas, risco de alergias e outros efeitos colaterais, registro de quantidade e procedência do sangue recebido, exames e procedimentos efetuados. Cópia do prontuário e quaisquer outras informações sobre o tratamento devem estar disponíveis, caso solicite.
Receber as receitas com o nome genérico dos medicamentos prescritos, digitadas ou escritas em letra legível, sem a utilização de códigos ou abreviaturas, com o nome, assinatura do profissional e número de registro no órgão de controle e regulamentação da profissão.
Ser previamente informado quando o tratamento proposto for experimental ou fizer parte de pesquisa, o que deve seguir rigorosamente as normas de experimentos com seres humanos no país e ser aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do hospital.
Comparecer as consultas e exames na data e horário previamente marcados.
Seguir as recomendações e orientações médicas.
Fonte: Publicação “O SUS pode ser seu melhor plano de saúde”- IDEC Defesa do Consumidor - São Paulo/Brasil - 2003

Hospital das Clínicas de São Paulo
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - 1º andar
De segunda a sexta-feira das 7hs às 19h. Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.
Estacionamento gratuito por até duas horas, Garagem Subterrânea Clínicas
Texto ofical do Hospital das Clinicas
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